Bibiana Pinheiro (Diário)
Desde quarta-feira (8), pais e responsáveis por crianças matriculadas em escolas de Educação Infantil da rede municipal podem encaminhar pedidos de transferência para 2024. O processo ocorre de forma online até as 23h59min do dia 14 de novembro. Para a solicitação, é necessário ter alguns documentos em mãos (confira abaixo).
- Certidão de nascimento da criança
- CPF da criança
- Comprovante de residência com nomes de um dos pais ou responsável legal
- Carteira de identidade e CPF dos pais ou responsáveis legais
O pedido deve ser feito pelo site da Secretaria Municipal de Educação (Smed) específico para esse serviço. O portal vai liberar a ferramenta, no botão “Solicitar”, apenas a partir das 9h de hoje. No espaço, estão disponíveis as informações de como fazer a solicitação.
O encaminhamento do pedido de transferência deve ser feito pelo site. Porém, se for necessário, as escolas, a Smed ou o Núcleo de Matrículas de Educação Infantil poderão ser acionados. As instituições devem ser procuradas caso pais e responsáveis não consigam fazer o procedimento de forma online.
Pedido de vaga
Já o período para solicitar vaga na Educação Infantil para o ano letivo 2024 será das 9h do dia 16 às 23h59min de 30 de novembro, no mesmo site. A Educação Infantil é para crianças de zero a 5 anos, e todas que vão completar 4 anos até 31 de março de 2024 devem ser matriculadas obrigatoriamente.
O site vai disponibilizar o formulário, no botão “Solicitar”, apenas às 9h do dia 16 de novembro. Antes disso, não será possível ter acesso à ferramenta.
Assim como no pedido de transferências, as inscrições deverão ser feitas pelo site.
A Educação Infantil na rede municipal
- Berçário I (turma exclusiva) – De 4 meses a 1 ano
- Berçário I – De 6 meses a 1 ano
- Berçário II – De 1 a 2 anos
- Maternal I – De 2 a 3 anos
- Maternal II – De 3 a 4 anos
- Pré-escola A (Pré A) – De 4 a 5 anos
- Pré-escola B (Pré B) – De 5 anos a 5 anos e 11 meses